O que ele pode fazer pela sua empresa ou marca

O ano é 2004. A circulação online de arquivos de áudio se populariza entre os usuários da internet. O acesso ainda é um pouco complicado, já que é preciso visitar o site onde o arquivo foi disponibilizado para obter eventuais atualizações.

Mas aí, a tecnologia RSS (Really Simple Syndication) entra em cena e também se dissemina rapidamente. Com ela, o conteúdo relacionado de um blog é entendido por agregadores, através dos chamados “feeds”, que codificam esse conteúdo de um jeito que os programas entendem e disponibilizam para usuários cadastrados as atualizações de seus blogs preferidos.

Nesse ano, eu e mais 3 amigos lançamos o Happy Hour Tech, um podcast semanal sobre tecnologia, principalmente as novidades da Apple, naquela época, um gigante em fase de crescimento.

Corta para 2019. No começo do ano, a Rádio CBN, em parceria com a Revista Piauí, faz uma pesquisa bem interessante, com duas mil pessoas, para avaliar o potencial desse formato e capta, com números, o que já se vinha sentindo informalmente no universo digital: o bom e “velho” podcast está ganhando muita força novamente!

Alguns números da pesquisa CBN:

  • De cada 10 brasileiros ouvidos, usuários de internet, 4 já ouviram um podcast;
  • A maioria (47%) dos que dizem já ter ouvido tem entre 16 e 24 anos; Os que menos ouviram (35%) têm mais de 55 anos;
  • A maioria diz que gosta de ouvir podcasts para aprender coisas novas de forma leve e informal, e há grande associação entre podcast e diversão, especialmente conteúdos relacionados a cinema, filmes, séries, etc…
  • A imensa maioria dos ouvidos — 75% diz acessar podcasts do smartphone e quase todos dizem que os conteúdos devem ser objetivos e curtos — máximo de 15 minutos.
  • O podcast é visto (ou melhor, ouvido) como forma de preencher algum tempo livre, enquanto se espera um ônibus, ou se usa metrô, ou mesmo antes do descanso.
  • Tem mais dados e gráficos da pesquisa nesse link aqui ó:

E como sua empresa pode aproveitar esse fenômeno, inserindo o podcast na estratégia de marketing digital?

Algumas dicas que eu, que desde 2006, 2007 já usava podcasts para divulgar cultura digital, marketing digital, propaganda e publicidade, tecnologia e outras “cositas más”, tenho pra te passar, com absoluta confiança de que muito bem executadas, podem trazer bons resultados:

  • Pense no podcast como formato para reforçar seu marketing de conteúdo, aquele que presta um serviço educativo ao consumidor da sua empresa/marca e, portanto, dissemina informações relevantes sobre o que você oferece;
  • Tenha em mente que o podcast é uma conversa ao pé do ouvido com o consumidor. Linguagem que crie intimidade e afinidade, de forma leve, descontraída e informal, é essencial para prender a atenção do internauta ouvinte-potencial cliente;
  • Nesse sentido, produza os áudios com pessoas que realmente representem bem a sua marca — do dono a gerentes/atendentes que são realmente identificados com ela e portanto podem dar ao internauta uma percepção muito mais envolvente em relação à marca;
  • Capriche na estrutura e na qualidade do áudio disponibilizado. Roteirize e edite o podcast para que ele faça realmente sentido — com começo, meio, fim e, se possível, chamada para os próximos ‘episódios’.
  • Por fim alguns exemplos práticos: se você tem um escritório de arquitetura, pode produzir podcasts que explorem as novas possibilidades de ‘casas inteligentes e sustentáveis’ e como as pessoas podem ter acesso a projetos com essas características. Se você tem uma academia de ginástica, pode falar nos podcasts sobre formas seguras de iniciar uma vida fitness. Se seu negócio é uma imobiliária, pode oferecer podcasts com dicas e cases sobre compra/venda/locação e administração de imóveis de forma segura e rentável… as possibilidades são muitas e é difícil pensar em um tipo de negócio que não possa oferecer conhecimento sobre seu segmento…

Produzindo os podcasts com conteúdos relevantes, que envolvam e realmente acrescentem informações, conhecimento e cultura aos seus clientes, tudo bem amarradinho e relacionado com os valores, atributos e objetivos da sua marca, os resultados certamente vão aparecer!

Lembre que um Podcast é um INFOPRODUTO e para os infoprodutos tem um mercado imenso aí só esperando você entrar e lucrar. Quer conhecer mais?

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