Se você está concluindo o planejamento de Marketing Digital da sua empresa para o próximo ano, dê uma breve pausa e leia esse artigo, pois, aqui, vou te dar pelo menos umas oito dicas preciosas de insigths pra você ter resultados muito mais significativos. Tudo baseado nas tendências desse campo que já se mostram muito certeiras para 2020.

Vamos lá:

• Os grupos do Facebook ganham mais e mais força — A própria rede social de Mark Zuckerberg está propagandeando os grupos por afinidade, o que abre oportunidade para a sua marca/empresa trabalhar para criar seus próprios grupos de clientes com interesses em comum, oferecendo, a partir daí, conteúdo relevante relacionado a seus produtos e serviços.

• Alcance orgânico vai minguar ainda mais — confirmando um movimento que começou lá por volta de 2017 e vai se intensificar ainda mais, a visibilidade de conteúdos orgânicos deve ficar ainda mais restrita. A saída será planejar e aplicar uma verba mais significativa (e bem gerenciada) em posts patrocinados e, também, usar a rede social para beliscar a atenção do consumidor e levá-lo para canais próprios, onde sua empresa/marca tem mais liberdade para alavancar o relacionamento e os negócios.

• As pessoas vão fazer pesquisas de produtos e serviços nas redes sociais. Sim, por isso, conteúdo sem enunciado claro e objetivo e sem hashtag, nem pensar. São esses elementos, principalmente, que vão fazer seu negócio aparecer quando houver busca relacionada a ele.

• Mecanismos que permitem ao internauta clicar numa imagem postada e já cair direto no canal de vendas da empresa também tendem a se tornar ainda mais populares e efetivos. Preste atenção nisso!

• Informação geral hoje é algo que as pessoas captam primeiro pelas redes sociais, mais do que em sites de notícias, programas de televisão, rádio, etc… fique atento ao noticiário que tenha relação com o seu público alvo e tire proveito postando conteúdos que atraiam seu consumidor.

• Stories caprichados que coloquem o consumidor “dentro” da sua empresa farão ainda mais sucesso. Conteúdos espontâneos, que mostrem o backstage, a produção daquilo que depois é entregue ao cliente, terão ainda mais apelo.

• Vídeos e lives continuarão ganhando mais e mais atenção.

• Pessoas mais maduras aumentarão em número e em afinidade com as redes sociais e se sua empresa quer vender para esse público, atenção para conteúdo relevante para a faixa etária que vai dos 55, 60 até…

Essas são apenas algumas dicas para você levar em conta ao planejar suas ações e estratégias de marketing digital para o próximo ano. Espero ter ajudado e desejo muito pique e sucesso para sua empresa e equipe!