Nesse mundo de comunicação fluida e instantânea em que vivemos, com stories que ficam 24 horas no ar e chamam a atenção do público, tuítes de 140 caracteres, posts curtos e objetivos, entre outros conteúdos altamente resumidos e fugazes, parece um contra-senso falar que um blog é um canal importantíssimo para compor e complementar a estratégia de marketing digital de uma empresa. Mas é. Muito importante!

É através de um bom blog –e por bom, entenda-se, um blog dinâmico, visualmente amigável, leve, intuitivo e principalmente com conteúdo relevante regular, alinhado com o seu público, e frequentemente atualizado, que sua comunicação conseguirá, entre outros feitos, os seguintes:

  • Conteúdo que seja bem ranckeado pelos motores de busca do Google — isso se forem aplicadas a esse conteúdo as estratégias de SEO (Search Engine Optimization, sobre o qual falaremos especificamente em outro artigo, em breve. Por hora, basta dizer que com boa estratégia de SEO, o conteúdo referente à sua empresa terá ótimas chances de aparecer no topo da lista de resultados de pesquisa quando seu cliente estiver buscando informações sobre seus produtos e serviços.
  • Geração de autoridade para impulsionar vendas. Quando você coloca num bom blog informações úteis para seus clientes, elas ajudam a mostrar a eles que sua empresa é referência naquele assunto. Que não pensa só em vender, mas em prestar um serviço educativo, informativo e de utilidade para eles. O que em geral ajuda com que os clientes decidam-se pela sua empresa, na hora de comprar.
  • Falando em comprar… o blog com conteúdo relevante ajuda nas vendas, pois, hoje, está mais do que demonstrado que o consumidor busca se informar via web sobre praticamente tudo o que envolve a compra de um produto ou contratação de um serviço. Se o blog proporciona, além de informação segura, também uma boa experiência a esse consumidor, são altas as chances dele efetivar a compra com a sua empresa, onde ele já se sentiu positivamente impactado.
  • Resultados de longo prazo. Os conteúdos do blog funcionam como um capital informativo e educativo importantíssimo para seus produtos, serviços e marcas. Capital esse que só se valoriza ao longo do tempo e torna o blog mais e mais referenciado e relevante no gigantesco universo de informações online. Muito tempo depois de publicados, bons conteúdos (que inclusive podem receber aquele ‘tapa’ de atualização quando necessário) continuam gerando tráfego e ajudando a impulsionar o seu faturamento.

Blog é vida, é relevância, é autoridade e é investimento com retorno altamente positivo, meus amigos.